Estou amamentando...posso fazer progressiva? Doar sangue? Engravidar? Tomar anticoncepcional? Tire s
- sosbebe
- 1 de dez. de 2015
- 4 min de leitura

Foram nove longos meses, não víamos a hora de pegar nosso bebê no colo, vê-lo dormindo no nosso colinho, e claro, amamentar. Mas assim que vamos vivendo dia após dia, vem as famosas dúvidas, afinal é tantos palpites que fica difícil saber o que é realidade e o que não é.
Confira agora o que pode e o que não pode, durante esse período tão gostoso na vida de uma mamãe.
1) Estou amamentando. Posso alisar o cabelo? E pintar?
Depois de passar os primeiros meses após o parto inteiramente dedicada ao bebê, é normal querer voltar a cuidar do visual. Você pode alisar o cabelo, sim, desde que o produto utilizado não contenha formol. O formol pode passar para o leite materno e causar intoxicação no bebê.O uso de formol em escova progressiva e outros tipos de tratamentos químicos para cabelos, aliás, não é recomendado em nenhuma situação, pois é um produto apontado como cancerígeno pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Verifique com cuidado qual a composição química do tratamento que você pretende fazer. Peça para ler a embalagem no salão de beleza. Se o produto não parecer confiável, não use. O mesmo alerta vale para quem está amamentando e quer tingir os cabelos. Para não prejudicar o bebê, não use tinturas de efeito prolongado, porque elas geralmente incluem chumbo ou amônia em sua composição. "A quantidade de chumbo presente nesses produtos pode intoxicar o bebê", diz Valdenise. Quanto à amônia, não há estudos sobre a segurança do seu uso durante a fase de lactação, então o melhor é pecar pelo excesso e evitá-la. Os tonalizantes, produtos de fixação mais curta que vão saindo com as lavagens do cabelo, geralmente não contêm essas substâncias, mas não deixe de verificar na embalagem. Cuide mesmo dos seus cabelos e do seu visual sem culpa. Dar um tempo e se paparicar um pouco ajuda a atenuar o cansaço e a sair um pouco da rotina do dia-a-dia com um bebê pequeno.
2) É verdade que quem amamenta não pode comer chocolate?
Em princípio, a mulher que amamenta pode comer chocolate sem exageros e ficando sempre de olho em possíveis efeitos negativos no comportamento do bebê. "Quantidades superiores a 400 gramas por dia podem causar irritabilidade ou aumento da peristalse do intestino do bebê" (ou seja, cólica e dor de barriga), diz Franz Novak, chefe do laboratório de controle de qualidade de leite humano do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, Como 400 gramas por dia é bastante chocolate (duas barras das grandes, ou 30 bombons Alpino!), vai ser difícil você chegar perto desse limite. Mas cada criança é uma criança, e sempre existe a chance de o seu filho apresentar alguma sensibilidade aos componentes do chocolate, principalmente se você estiver há bastante tempo sem comer chocolate e resolver tirar o atraso de uma vez só. "Se o chocolate já fizer parte da dieta da mãe, ela pode comer chocolate no período da amamentação, porque o bebê já conhece esse sabor", afirma a pediatra Isa Yoshikawa, do Banco de Leite Humano da Fiocruz. Resumo da ópera: se você está amamentando, coma chocolate como sempre comeu, monitorando reações no bebê, como cólica e alergia. Agora, se você amamenta e até agora tinha aberto mão do chocolate, com medo de dar dor de barriga no nenê, vá voltando à guloseima bem aos pouquinhos, observando como a criança reage. Melhor não precisar "chutar o balde".
3) Posso tomar pílula anticoncepcional?
Apenas as que não contêm estrógeno em sua composição. "Acredita-se que esse hormônio feminino possa chegar ao bebê pelo leite, o que causaria o desequilíbrio hormonal na criança", explica o obstetra e ginecologista Luiz Fernando Leite, do Complexo Santa Joana/Pro Matre, em São Paulo. Para as mulheres que amamentam, o médico recomenda pílulas de progesterona, anticoncepcionais injetáveis, subcutâneos ou DIU. "Esse último só pode ser colocado 50 ou 60 dias após o parto", esclarece Leite.
4) É possível engravidar durante a fase de amamentação?
Sim. Por isso a importância de utilizar algum método anticoncepcional caso outro bebê não esteja nos planos do casal tão a curto prazo. "A prolactina, o hormônio responsável pela produção de leite no organismo feminino, inibe a gravidez, mas não se sabe até que ponto", explica o obstetra Luiz Fernando Leite. Segundo o médico, é importante dar início ao uso de algum contraceptivo cerca de 30 ou 40 dias após o nascimento do bebê.
5) Quem amamenta pode fazer dieta?
Neste período o seu bebê está se nutrindo de tudo que você come, ou seja você deve tomar muito cuidado.
Não tenha muita pressa e não exagera a rigidez da dieta. Seu organismo precisa de energia para poder produzir o leite materno e nutrientes para que ele seja saudável o bastante para seu bebezinho.
Durante os 3 primeiros meses não se deve fazer dietas que possam eliminar nutrientes, pois é nessa fase que seu bebê mais precisa que você esteja saudável por completo.
6) A doação de sangue é permitida durante a amamentação?
Não. A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.
7) Estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite?
Verdade. Mães que estão passando por situações de estresse ou muita tensão produzem uma quantidade anormal de adrenalina, que bloqueia a oxitocina, um dos hormônios que influenciam na amamentação. Por isso, elas tendem a produzir leite em quantidade insuficiente. Nesse caso, vale a pena consultar o pediatra sobre a possibilidade de usar complementação
8) Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite?
Mito. Não existe relação entre a ingestão de alimentos e o aumento ou diminuição da produção de leite. O que aumenta a quantidade de leite é a sucção regular da criança, portanto quanto mais ela mamar, mais leite a mãe vai produzir. Como o estado psicológico da mãe também influencia, vale a pena ficar calma e aproveitar a hora de amamentar para ouvir uma música, ler e ficar em um ambiente arejado e tranquilo.
Fontes: -http://brasil.babycenter.com/x5800016/estou-amamentando-posso-alisar-o-cabelo-e-pintar#ixzz3t4XDR000
-http://brasil.babycenter.com/x3600019/%25C3%25A9-verdade-que-quem-amamenta-n%25C3%25A3o-pode-comer-chocolate#ixzz3t4YCN75e
-http://www.dietaebeleza.com/dieta-da-amamentacao-como-emagrecer-ate-4-kg-em-um-mes-sem-prejudicar-seu-bebe-e-voce/
-http://mdemulher.abril.com.br/saude/bebe/20-duvidas-sobre-amamentacao
-http://www.prosangue.sp.gov.br/duvidas/Default.aspx
-http://www.gazetadopovo.com.br/saude/20-mitos-e-verdades-sobre-amamentar-2cn35nhvelj4d1negil1uylhq
Comments